No acumulado entre 24 dezembro e 24 de janeiro, o volume de chuvas chegou a 300mm em boa parte do Brasil Central. Os menores volumes ficaram reservados para grande parte do Nordeste e Roraima (figura 1).
Figura 1. Volume precipitado entre 24 de dezembro de 2023 e 24 de janeiro de 2024, em mm.
Fonte: INMET.
A primeira semana de fevereiro deve ter bons volumes precipitados em todo o país – com exceção do Espírito Santo, norte de Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, parte do Piauí, Roraima e Sul do Rio Grande do Sul, onde a precipitação acumulada – entre 31/1 e 6/2 - deve alcançar, no máximo, 25mm (figura 2).
No restante do país, a precipitação prevista deve ficar entre 25mm e 125mm, com destaque para a região Norte, onde o previsto é que o volume precipitado atinja até 125mm em pequenas regiões (figura 2).
Figura 2. Precipitação prevista para o período compreendido entre 31 de janeiro e 06 de fevereiro, em mm.
Fonte: CPC/NOAA.
Os volumes esperados para a maior parte do país estão até 50mm abaixo do considerado normal para o período. Roraima, Amazonas, Rondônia, Rio Grande do Norte, boa parte do Maranhão, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina devem ter um volume de chuvas dentro da normalidade (figura 3).
Fevereiro deve ser um mês com menor volume precipitado, quando comparado a janeiro, mas, ainda assim, bons volumes são aguardados em algumas regiões.
Figura 3. Anomalia de precipitação prevista para o período compreendido entre 31 de janeiro e 06 de fevereiro, em mm.
Fonte: CPC/NOAA.