O veranico é um fenômeno climático que interrompe as condições típicas de outono/inverno, trazendo um período de clima quente e seco. Esse fenômeno varia em intensidade e duração, dependendo da localização e dos padrões atmosféricos predominantes. As regiões brasileiras mais propensas ao veranico são a Sul e a Sudeste onde, normalmente, se espera um clima mais ameno e úmido nesta época do ano.
No Sul e Sudeste do Brasil, as temperaturas deveriam estar em torno de 15,0 a 22,5°C, segundo o INMET. No entanto, a anomalia de temperatura nessas regiões é de 0,6 a 1,0°C acima do esperado.
Para as regiões do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, as temperaturas para esse período, são tipicamente elevadas. Mesmo com anomalias de temperatura positivas, essas regiões não são necessariamente afetadas pelo veranico.
Durante junho, as médias deveriam permanecer em torno de 27,0 a 32,0°C, mas os dados do INMET apontam até 1,5°C acima da normalidade para o Centro-Norte.
O episódio de veranico foi visto na última semana. Entretanto, a frente fria esperada para o inverno, deve ocorrer mais próximo ao final do mês.
Figura 1.
Anomalia de temperatura média em junho/2024, em °C.
Fonte: NOAA
Figura 2.
Previsão de temperatura média em junho/2024, em °C.
Fonte: NOAA
Figura 3.
Previsão de precipitação acumulada entre 17 e 23 de junho, em mm.
Fonte: NOAA
Figura 4.
Anomalia de precipitação acumulada entre 17 e 23 de junho, em mm.
Fonte: NOAA