Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

O Farmnews comparou os dados do preço futuro do boi gordo com o valor da referência no físico

por Ivan Formigoni
Segunda-feira, 16 de setembro de 2024 -15h12

Afinal, quanto o preço esperado do boi gordo para os contratos em aberto e de maior liquidez, projetam de alta frente ao valor médio da referência Cepea observada no mesmo período do ano anterior? Confira os dados no final da primeira quinzena de setembro.


O fato é que o mercado futuro do boi gordo projeta, em setembro (13), valores mais altos que a média nominal observado no mesmo período do ano anterior, para todos os contratos em aberto de maior liquidez (Figura 1).


A figura abaixo apresenta dados do preço futuro do boi gordo para os contratos entre setembro de 2024 e janeiro de 2025 e o respectivo valor médio nominal do boi gordo (Cepea) observado no mesmo período do ano anterior, em reais por arroba, em setembro (13).



Figura 1.

Fonte: B3 e Cepea. Elaborado por Farmnews


O preço futuro do boi gordo mantém perspectiva de alta contínua para os contratos em aberto entre setembro de 2024 e janeiro de 2025, e com valores acima do observado no mesmo período do ano anterior.



Vale lembrar que, acumulado parcial de 2024, até a primeira metade de setembro, o boi gordo passou a ser o destaque positivo entre as commodities agrícolas acompanhadas pelo Farmnews, superando o valor que encerrou 2023 e com forte recuperação desde a mínima do ano, em junho. Clique aqui e saiba mais! E como reflexo desse movimento de alta mais consistente do mercado físico e futuro, o investidor Pessoa Física segue aumentando a posição de compra ao longo da primeira metade de setembro (clique aqui).


Em relação a referência Cepea, os contratos seguem projetando ganho na parcial de setembro (13), especialmente para os meses de dezembro de 2024 e janeiro de 2025 (Figura 2).


Figura 2.

Fonte: B3 e Cepea. Elaborado por Farmnews


O contrato para outubro de 2024 projeta ganho de 2,3% ou R$6,0 por arroba em relação a referência Cepea até o período de vencimento na parcial de setembro (13). Vale lembrar que a menor oferta de fêmeas para o abate no último trimestre do ano, período reprodutivo e o aumento na demanda por carne bovina, devem manter o mercado firme. Vamos acompanhando!


O Farmnews traz em seu painel de cotações, a curva diária do preço físico e futuro do boi gordo para os contratos em aberto e de maior liquidez. Clique aqui e acompanhe!