Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Cotações da reposição subindo

por Alcides Torres e Rafaela Facchina
Segunda-feira, 14 de outubro de 2024 -18h00


A segunda semana de outubro foi marcada pela falta de chuva em grande parte do país, apesar das mudanças climáticas em determinadas regiões.


Essa situação tem afetado negativamente as propriedades rurais, que enfrentam escassez de pasto. Em resposta, muitos produtores estão optando pela reposição mais pesada, para diminuir o tempo de permanência no pasto.


Nesse contexto, considerando a média nacional, na comparação de preços feita semana a semana a cotação do boi magro anelorado subiu 5,0%, a do garrote e a da desmama subiu 4,0% e a do bezerro de ano subiu 3,0%. A cotação da vaca magra subiu 2,0%, a da novilha 3,0% e a da bezerra de ano e a da desmama subiu 1,0%. 


A procura pelo boi magro anelorado tem sido maior, e a oferta não está grande, elevando os preços. Das 13 praças monitoradas pela Scot Consultoria, apenas na Bahia a cotação não mudou. Nas demais, subiram. (figura 1).


Figura 1.
Comparação semana a semana da cotação do boi magro anelorado, em porcentagem (%), nos estados monitorados.



Fonte: Scot Consultoria


A expectativa, uma vez que a seca persiste, e com os preços influenciados pela cotação do boi gordo, é de alta gradual. Contudo, as chuvas, que já estão ocorrendo, podem mudar esse panorama.