O Circuito Cria, expedição da Scot Consultoria voltada para mapear as práticas e inovações na pecuária de cria, passou pelo estado do Mato Grosso, explorando, nessa primeira etapa, o berço da pecuária brasileira e investigando práticas de ponta na criação de gado. As visitas às propriedades revelaram como o setor evolui em sustentabilidade, tecnologia e integração de sistemas, promovendo eficiência produtiva.
A jornada começou pela Fazenda Gravataí, localizada em Rondonópolis, um exemplo de uso de práticas de manejo integrado. A fazenda destaca-se por realizar tanto a integração lavoura-pecuária quanto integração pecuária-floresta (criação de gado em áreas florestais). Com um mercado premium de carne Angus na região, a propriedade promove um sistema de recria e engorda de fêmeas, exclusivamente adquiridas de terceiros. A sustentabilidade é um pilar da Gravataí, que mantém práticas como o sistema de plantio direto em 100% da área agrícola e um projeto de carbono em evolução, agregando valor ao solo e contribuindo para a conservação ambiental.
O destaque para áreas de integração também acontece na Carpa Serrana, localizada em Barra do Garças. A propriedade trabalha com gado P.O e gado comercial. Investem muito em tecnologias, como, por exemplo, no uso de drone para fazer mensurações nos piquetes, como a disponibilidade ou distribuição de massa forrageira. A Fazenda Stella, em Canarana, possui diferencial na qualidade genética do rebanho, refletida em preços de bezerros acima da média de mercado. Operando sob gestão familiar, a fazenda integra lavoura e pecuária em aproximadamente 5.000 hectares, proporcionando recria de fêmeas e comercialização de machos. Com parceria em nutrição animal com a empresa Bellman – Trouw Nutrition, a Stella se destaca pelo manejo intensivo de pastagens e alto padrão de qualidade em sua produção.
A Fazenda Vera Cruz é uma referência nacional na criação de gado Nelore, destacando-se pelo aprimoramento genético da linhagem "Nelore Vera Cruz", desenvolvida em parceria com a Qualitas Melhoramento Genético. A Qualitas é uma empresa dedicada ao melhoramento genético de bovinos, com foco na raça Nelore, visando produzir animais de alta qualidade, com ganho de peso a pasto, precocidade sexual e resistência a ectoparasitas. Para alcançar esses objetivos, a Qualitas utiliza ferramentas avançadas de seleção, como o teste de progênie, maximizando o ganho genético nos rebanhos. Os criadores participantes do programa também têm acesso aos valores genéticos de seus animais, permitindo-lhes direcionar o sistema de produção e seleção de forma estratégica.
A propriedade adota a prática do "sequestro", confinando fêmeas em preparação para a estação de monta, com o objetivo de assegurar ganhos de peso consistentes e um escore de condição corporal ideal, fatores essenciais para alcançar altas taxas de fertilidade. Além disso, a Fazenda Vera Cruz é amplamente reconhecida pela excelência genética de seus reprodutores, incluindo a produção de um dos touros com maior volume de vendas de sêmen no Brasil, consolidando sua posição de destaque no setor de cria.
O Circuito Cria continua sua jornada até o dia 28 de novembro pelas estradas do Brasil. Em todas as visitas, a expedição proporciona uma roda de conversas e palestras com os técnicos da expedição e com os parceiros do projeto. Isso traz uma troca de conhecimento e experiências tanto para a propriedade como para a iniciativa que está a campo.
Acompanhe a expedição através do instagram, TikTok e site.
Conheça nossos parceiros:
- Adama
- Casale
- Elanco
- Genex
Montadora oficial: Mitsubishi Motors