Analisando a série histórica de preços da Scot Consultoria temos que, de 2002 a 2009, entre abril e agosto (entressafra de fato) o preço do leite pago ao produtor subiu, em média, 6%.
De acordo com levantamento da Scot Consultoria, no último pagamento, realizado em abril/10 (referente à produção de março), a média nacional ficou em R$0,71/litro.
Dessa forma, considerando um cenário semelhante aos anos anteriores, o pico de preço do leite ao produtor, este ano, pode chegar a R$0,77/litro.
O mercado tem mostrado que existe espaço para isso. A menor oferta (situação deve se agravar com a entressafra) frente a uma demanda aquecida deve impulsionar os preços.
No mercado spot (leite comercializado entre as indústrias) apesar do ritmo de alta ter diminuído em abril, verifica-se boa movimentação, principalmente no Sudeste e Centro-Oeste. Ou seja, o mercado está concorrido.
No mercado externo, os preços do leite em pó mostraram uma recuperação considerável nas últimas semanas, fato que pode alavancar as exportações brasileiras nos próximos meses.
Por fim, trata-se de um ano promissor para o produtor de leite.