As ações visam informar profissionais e formadores de opinião sobre as qualidades da carne suína e sua importancia para saúde
Localizada do norte do Rio Grande do Sul e com mais de 200 mil habitantes, a cidade de Passo Fundo (RS) recebeu na última semana de outubro uma série de ações visando informar profissionais e formadores de opinião sobre as qualidades da carne suína e sua importancia para saúde e também conscientizar sobre a realidade da suinocultura brasileira e a imagem da carne suína no Brasil e no mundo, além da capacitação de profissionais em cortes suínos.
Em parceria com a Universidade de Passo Fundo (UPF), a Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs) junto ao Sebrae RS e suas regionais realizaram no dia 26, no Auditório do Hospital Veterinário da Universidade, a palestra “Um novo olhar sobre a carne suína: uma janela de oportunidades” para alunos de medicina veterinária, agronomia, engenharia de alimentos e nutrição. Ministrada pelo coordenador do PNDS no estado, Rodrigo Rizzo, e o consultor de comunicação e marketing do PNDS, Fernando Barros, a palestra abordou a suinocultura brasileira atual, a imagem desse produto no Brasil e no mundo, além de questões relativas ao mercado interno da carne suína.
Valdecir Folador, presidente da Acsurs, destacou a importância de conscientizar alunos de diversas áreas na divulgação das qualidades da carne suína. “Conseguimos atingir o objetivo principal de orientação e conscientização da saudabilidade da carne suína e conseqüentemente estimular o aumento do consumo. Esperamos agora fortalecer a idéia de inserir a carne suína nas dietas e no planejamento dos cardápios em restaurantes comerciais, cozinhas industriais e hospitalares”.
No dia seguinte, foram realizados dois cursos de cortes suínos, ministrados pelo mestre açougueiro, Daniel Furtado, e o consultor de cortes Marcelo Conceição, do Sebrae/RS, que juntos apresentaram e ensinaram a retirada de diversos cortes da carcaça suína que podem ser oferecidos ao consumidor em quantidade porcionadas e formatos diferenciados que atendam a necessidade das famílias atuais, cada vez menores e com menos tempo para se dedicar à cozinha. O professor Elcy Dickel, Doutor em ciências veterinárias, que esteve presente durante o curso, destacou a importância da ação. “Esse tipo de divulgação bem como a realização do curso de cortes para o setor varejista é necessário, pois acaba facilitando o consumo da carne e a presença de muitos alunos do estado e do leste catarinense acaba ampliando a difusão desses conceitos”.
Muitos empresários do setor varejista estiveram presentes durante o curso, entre eles Reneu Roque Berton, do Mercado Scotta, que até então trabalhava com apenas dois cortes: o pernil e a costela. “Agora já posso oferecer uma variedade de cortes para os clientes, melhorar o atendimento e aumentar o lucro da empresa”. Também estiveram presentes acadêmicos de escola técnica de Pato Branco, no Paraná, que visitavam as instalações do CEPAGRO da UPF, onde os cursos aconteceram e participaram das ações realizadas.
“Com esta ação pretendemos mostrar a esse setor gaúcho a qualidade e a praticidade da carne suína e que podem ser incluídos novos cortes, atendendo a necessidade do consumidor, que incluirá os formatos em pratos do dia-a-dia, rendendo bons resultados para seus negócios”, finalizou o gerente de agronegócios do Sebrae/RS, Angelo Aguinaga.
Encerrando o ciclo de ações, no dia 29 de outubro, nutricionistas da rede hospitalar, professores da UPF e formandos da faculdade de nutrição receberam a nutricionista Bianca Antonini, que abordou aspectos nutricionais relativos à carne suína e seus benefícios a saúde humana. Bianca destacou a importância de uma boa apresentação da carne suína, apresentou dados que comprovam que a proteína é de fácil digestão e consumo e, sobretudo, que “a carne suína é parceira de um cardápio saudável”. Rodrigo Rizzo encerrou agradecendo à área de saúde do Planalto Médio do RS e o grande empenho do Hospital São Vicente de Paulo e também da Faculdade de Medicina da UPF.
Para completar a ação do PNDS na região, o gastroenterologista-chefe do departamento de endoscopia do Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo, Dr. Arnaldo José Ganc, realizará palestra no dia 08 de dezembro, também em Passo Fundo, onde explica que as causas responsáveis pela rejeição à carne suína são históricas e ainda aborda questões relativas à digestão da carne suína, seus mitos e verdades.
Fonte: ABCS. 9 de novembro de 2010.