O maior frigorífico do Rio Grande do Sul, o Mercosul, negociou a venda de 30% do seu capital para o fundo americano AIG Capital Investiments.
O valor do negócio foi de US$21,5 milhões. Os recursos servirão para financiar a expansão das unidades da empresa com fomento aos fornecedores e aquisições de pequenas unidades de abate.
O frigorífico Mercosul abate cerca de 3,2 mil cabeças por dia, sendo que aproximadamente 60% desse montante é destinado ao mercado externo.
A venda de parte do seu capital faz parte de uma estratégia que engloba o início da adoção de governança coorporativa, com criação de conselho de administração, com a probabilidade de abertura de capital em 3 a 5 anos.
No setor de frigoríficos de bovinos, poucas são as empresas de capital aberto. A Perdigão e a Sadia, que passaram a investir no segmento de carne bovina, são alguns dos poucos exemplos.
Ter capital aberto significa, explicando de maneira simplificada, vender novas ações (parte da empresa) para os possíveis interessados - acionistas, sendo que o dinheiro proveniente dessa venda entra no caixa da empresa. Geralmente as empresas abrem seu capital para captar recursos com o objetivo de implementar projetos de investimento que garantam seu crescimento. (MGT)