O Presidente da Famato (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso), Rui Prado, fez uma apresentação sobre o MT Legal, apontando para os benefícios do programa e também esclareceu sobre o andamento do Zoneamento Sócio-Econômico Ecológico (ZSEE) e novo Código Florestal, alertando sobre a necessidade de prorrogação do prazo de adesão ao MT Legal.
No decorrer da apresentação foi demonstrado o custo total para regularização ambiental, até a obtenção da LAU (Licença Ambiental Única) e também mostrou o custo total do programa para sanar o passivo ambiental do Estado de Mato Grosso.
Os produtores presentes demonstraram sua preocupação em relação ao programa, devido ao prazo final para a adesão ao CAR (Cadastro Ambiental Rural) que se aproxima (16/11/2010).
O presidente da Famato também expôs sua preocupação informando que já protocolou pedido de prorrogação do prazo ao governo do Estado e que o governador se comprometeu em prorrogar.
Ao final da apresentação, o núcleo técnico da Famato apresentou o “Simulador de custos do MT Legal”, com o qual os produtores podem fazer uma simulação do custo da regularização ambiental de suas propriedades. Essa ferramenta esta disponível nos sites da Famato e do IMEA ( www.famato.org.br e www.imea.com.br ).
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>