O engenheiro agrnomo Fernando Sampaio,
trader de carnes da Meat Import Zandbergen, trata das presses ambientais e de seus impactos negativos sobre o comrcio internacional de carne bovina.
Fernando Sampaio por ele mesmo.
Sou engenheiro agrnomo formado pela ESALQ-USP em 1997. Em julho de 1999 fui fazer uma especializao sobre mercado de carne e leite na Escola de Agricultura de Angers, na Frana, e comecei a trabalhar em um frigorfico francs, o Soviba (Socit ds Viandes Bretagne Anjou), que pertencia na poca maior cooperativa agrcola francesa a Cana-Caval. No final do ano 2000 a segunda crise da vaca louca virou a indstria da carne europia de cabea para baixo. Fui para a Holanda em abril de 2001 trabalhar numa importadora de carnes sul-americanas, onde fiquei at fevereiro de 2008. No ano passado voltei da Holanda para o Mato Grosso do Sul, trabalhando pela mesma empresa que agora est investindo em pecuria aqui no Brasil
Scot Consultoria: Em sua opinio, as questes relacionadas sustentabilidade ambiental tm potencial para levar ao surgimento de novas barreiras no-tarifrias para a carne bovina?
Fernando Sampaio: Absolutamente sim. Esse tipo de barreira, ligada a questes scio-ambientais, pode ser defendida mais facilmente em negociaes multilaterais. Afinal, quem vai protestar contra a proteo do meio ambiente, bem estar animal e boas condies de trabalho? Seria politicamente muito incorreto. A estratgia dos pases protecionistas ser a de paulatinamente mostrar boa vontade na reduo de subsdios, de tarifas e de taxas de importao, mas ao mesmo tempo exigir mais dos fornecedores nessas questes scio-ambientais.
De certa maneira, os grandes compradores de carne j esto tomando a frente dos polticos nesse tipo de assunto, exigindo garantias de seus fornecedores de que a carne, por exemplo, no venha de reas desmatadas da Amaznia ou de fazendas com trabalho escravo. Mas importante frisar que tanto polticos como compradores desses pases no tm como objetivo direto prejudicar nossa agroindstria. Esto simplesmente atendendo aos interesses de seus cidados e consumidores, que esto cada vez mais preocupados com esses temas. E natural que essa preocupao passe esfera poltico-comercial. Ns que temos que nos adaptar a esses novos paradigmas do mercado.
Scot Consultoria: Qual a imagem da carne brasileira, no mercado internacional, no que diz respeito sustentabilidade ambiental?
Fernando Sampaio: At pouco tempo atrs esse tema nem aparecia em negociaes comerciais entre fornecedores Do Brasil e clientes l fora. A questo ambiental comeou a ganhar fora nos mercados mais desenvolvidos, principalmente na Europa, por mrito do ativismo ambientalista, que durante a dcada de 90 se tornou extremamente poderoso, ainda mais com toda a retrica cataclsmica sobre o aquecimento global. Esse ativismo infiltrou-se em toda a sociedade durantes os ltimos anos e modificou definitivamente o comportamento do consumidor na hora de comprar e tambm na hora em que estes escolhem seus representantes polticos.
Esse momento coincidiu com o aumento exponencial das exportaes brasileiras de carne, com o avano da fronteira agropecuria nas bordas da Floresta Amaznica e com graves crises alimentares, especialmente a da vaca louca e a da febra aftosa, que deixaram os consumidores com um p atrs em relao s origens do que consomem. Nossos concorrentes na Europa aproveitaram-se disso para manchar a imagem da carne brasileira, associando-a destruio da Floresta Amaznica, a riscos sanitrios e a outras acusaes graves como uso de trabalho escravo e desrespeito ao bem estar animal. O resultado, como sabemos, foi o embargo europeu s nossas exportaes. E a nossa resposta foi tmida. Hoje ser trabalhoso recuperar a imagem que tnhamos antes.
Em outros mercados, principalmente os emergentes, h chance de nos prevenirmos contra essa propaganda falsa.
Scot Consultoria: De acordo com a Embrapa, o Brasil conserva ainda 69% das reas originais de suas florestas. A mdia mundial 24% e, da Europa, de apenas 0,3%. Ainda assim, temos a percepo de que os produtores brasileiros so os que mais sofrem com as presses scio-ambientais. Essa percepo correta? Por qu?
Fernando Sampaio: As pessoas tm a idia de que o Brasil est destruindo seu patrimnio ambiental por pura cobia, para se tornar um grande exportador de commodities agrcolas. Isso falso. Na pecuria, por exemplo, podemos duplicar, triplicar e at quadriplicar nossa produo sem derrubar nem uma rvore sequer, somente com aumento de produtividade. No precisamos desmatar para produzir.
No entanto, no podemos tambm dizer que j que eles destruram toda a floresta deles tambm temos o direito de destruir a nossa. Isso no argumento nenhum e contra producente. nesse sentido que as organizaes ambientais exercem essa presso que percebemos como exagerada.
Se temos a sorte de ainda ter esse patrimnio ambiental, preciso preserv-lo para as geraes futuras. E para preserv-lo, contamos com novas tecnologias que nos permitiro aumentar nosso desempenho nas reas j ocupadas. E essa a base principal da sustentabilidade.
Obviamente transformar dois teros do pas em um parque zoolgico gigantesco como os mais radicais pregam tambm no soluo nenhuma. Na Amaznia, por exemplo, existem 30 milhes de pessoas. No adianta querer preservar a floresta sem que essas pessoas tenham uma maneira de ganhar a vida honestamente. preciso um equilbrio.
Scot Consultoria: Como voc avalia o desempenho da cadeia produtiva da carne bovina do Brasil no que diz respeito defesa de imagem no mercado internacional? Onde preciso melhorar?
Fernando Sampaio: Comunicao a palavra. Nossa mania a de apenas reagir quando somos atacados l fora. Precisamos de uma comunicao eficiente e pr-ativa, e no reativa. Precisamos divulgar os avanos, os aumentos de produtividade, as iniciativas sustentveis, a extenso de nossa cobertura florestal e das reas protegidas, as novas tcnicas de conservao de solo e de recuperao de matas ciliares, no s na cadeia bovina, mas para todo o agronegcio brasileiro.
No adianta fazer churrasco na embaixada para uma dzia de compradores e polticos. preciso que essa informao chegue ao consumidor, que quem decide se vai comprar ou no. Para isso podemos usar as redes de distribuio de nossos clientes l fora, repassar informaes para que eles mesmos tenham como justificar a opo pela carne brasileira ou por produtos brasileiros junto a seus clientes.
Fernando Sampaio ir ministrar a palestra Sustentabilidade e o comrcio internacional de carne bovina, no
I Encontro Pecuria Competitiva: Gesto, Tecnologia e Lucratividade.
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