Nesta semana o Congresso Nacional deve votar um novo Cdigo Florestal. O atual foi editado em 1965, em pleno regime militar. O Brasil tinha menos 110 milhes de habitantes, a populao rural ainda era maior do que a urbana, que se concentrava na franja atlntica. Nos ltimos 15 anos, milhares de mudanas geradas no mbito do Poder Executivo e introduzidas na legislao o transformaram numa espcie de Cdigo Ambiental, desvinculado do Brasil real.
Boa parte dessas alteraes resultou de presso internacional, quando do anncio de nmeros do desmatamento da Amaznia elaborados no Ministrio do Meio Ambiente. A maioria foi editada sem discusso com os legisladores, com a comunidade cientfica e muito menos com os principais atingidos: os agricultores. Preocupaes legtimas com o desmatamento da Amaznia deram lugar a medidas de mbito nacional, desconsiderando os biomas e a histria de ocupao das terras.
Esses decretos, medidas provisrias e resolues ambientais do Executivo colocaram na ilegalidade praticamente 100% dos pequenos e mdios agricultores, geraram imensa insegurana jurdica e comprometeram a competitividade da agricultura. Isso obrigou a Presidncia a editar e reeditar medidas provisrias para limitar os danos desse imbrglio jurdico. J os instrumentos efetivos de gesto e ordenamento territorial, como o zoneamento ecolgico-econmico, previstos na Constituio federal de 1989, nunca foram efetivados.
Em agosto de 2009, o Poder Legislativo decidiu enfim legislar nesse tema. Criou uma comisso para atualizar o Cdigo Florestal e nomeou como seu relator o deputado Aldo Rebelo, do PC do B. Foram quase dois anos de debates e negociaes, com mais de cem audincias pblicas realizadas em todo o Brasil. O projeto de lei foi aprovado na Comisso Especial da Cmara em julho de 2010.
surpreendente como esse projeto, disponvel na internet desde 2010, parece no ter sido lido pela maioria de seus crticos. Na mdia social foram propostas campanhas pautadas em temas genricos como "no aceite mudanas no Cdigo Florestal" ou ainda "o novo Cdigo vai aumentar o desmatamento". Seus propositores, em vez de criar alternativas concretas, propor novos artigos para resolver problemas reais, limitaram-se um
copy paste de chaves antirreforma do Cdigo, sem nenhuma reflexo informada. At o sr. Bono da banda U2 transmitiu recomendaes sobre o Cdigo Florestal presidente Dilma.
Desde 2010, a ministra do Meio Ambiente prometeu um projeto alternativo, outro Cdigo Florestal. Seu projeto nunca apareceu. Outros transformaram o debate sobre a reserva legal num simplista afrontamento entre ambientalistas e ruralistas, entre mocinhos e bandidos, sem dar-se conta do interesse nacional em jogo: o dispositivo da reserva legal incide pesadamente sobre os pequenos agricultores.
Nas Regies Sul, Sudeste e Nordeste, a reserva legal de 20% das propriedades, sejam elas de 5 ou de 5 mil hectares; estejam em reas planas ou de relevo, em vrzeas ou na caatinga. Segundo o IBGE, dos 4.367.902 imveis de agricultura familiar, mais de 82% no possui nenhuma rea de preservao permanente ou de reserva legal. Nos pequenos, toda a terra utilizada para a sobrevivncia da famlia.
Por que tanta desinformao sobre questes ambientais relativas ao uso das terras no Brasil? Talvez porque esse seja um debate urbano, conduzido por pessoas distantes das realidades rurais, que desconhecem a vida dos agricultores, o alvo principal das alteraes introduzidas no Cdigo Florestal. Sem noo do alcance territorial e socioeconmico da legislao ambiental atual, os ambientalistas, s vezes verdadeiros urbanoides, com a participao ativa de organizaes no governamentais estrangeiras, pouco contriburam para o conhecimento dos problemas e a busca de solues. Levantaram muito mais bandeiras de marketing do que uma necessria discusso substantiva.
A situao ambiental muito mais crtica nas cidades do que no campo. Graas agricultura, o pas tem uma das matrizes energticas mais limpas do mundo: 47,3% de fontes renovveis, ante uma mdia mundial de 18,6% e de 7,2% nos pases ricos.
A agricultura fornece 30,5% da energia do Brasil. A cana-de-acar hoje garante 18,3%, ultrapassando a contribuio das hidreltricas (15,2%). As florestas energticas (lenha e carvo) garantem 10,3%. A agricultura mais uma soluo do que um problema ambiental.
O Brasil reduziu em 80% o desmatamento na Amaznia. Projetar a ideia de que a agricultura desmata o Brasil uma falcia. Entre 1995 e 2006, segundo o IBGE, a agricultura teve uma reduo lquida de rea de 23,7 milhes de hectares. Mesmo assim, cresce anualmente a produo e diminui o preo da cesta bsica, graas aos ganhos de produtividade da agricultura.
O Brasil o pas com mais reas protegidas do mundo: 2,4 milhes de quilmetros quadrados, 28% do seu territrio. Em segundo lugar vem a China, com 17% de seu territrio, e em terceiro lugar, a Rssia, com cerca de 8% do seu territrio.
Precisamos de mais parques nacionais ou deveramos cuidar melhor das reas protegidas existentes?
O relator do Cdigo Florestal participou de dezenas de debates com ONGs, mdia, sindicatos, federaes, partidos, etc. E buscou conciliar a contribuio de entidades, grupos de trabalho interministeriais e da Cmara de Conciliao. Consenso total impossvel. O projeto final aponta caminhos para um novo equilbrio entre a preservao ambiental e o fortalecimento da agricultura. Nunca um projeto de lei foi to debatido com a sociedade na histria do Congresso!
No final das contas, as leis so apoiadas pela sociedade - elas no controlam a sociedade. So dinmicas, evoluem com ela. As estruturas legais tm de apoiar as estruturas sociais.
Agora a hora do voto.
Fonte:
O Estado de S.Paulo. Por Rodrigo Lara Mesquita. 4 de maio de 2011.
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