Noventa usinas de processamento de cana-de-açúcar na região Centro-Sul do país anteciparam seus trabalhos e deram início à moagem antes mesmo da abertura oficial da safra 2011/2012.
Cerca de metade das usinas já em atividade estão no estado de São Paulo, que responde por mais de metade de toda a cana produzida no Brasil. Segundo levantamento da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), além das 90 usinas já em funcionamento, outras 195 darão início à moagem na segunda quinzena de abril, com mais 50 iniciando suas atividades na primeira metade de maio, para um total de 335 unidades ativas até a metade do mês.
“O que assistimos até aqui foi um esforço enorme de todo o setor, contribuindo para a estabilização da oferta e do abastecimento, tanto do etanol anidro quando do hidratado, neste período crítico de final da entressafra e início da nova safra,” afirmou o presidente da entidade, Marcos Jank.
Segundo o Jank, o setor sucroenergético brasileiro ainda não se recuperou totalmente da crise financeira de 2008. “Vínhamos crescendo 10% ao ano até a crise global, que teve forte impacto em nossas empresas. De lá para cá, crescemos apenas 3% ao ano, o que é insuficiente para atender à demanda crescente, particularmente com a venda aquecida de carros novos”. Para ele, o grande desafio é crescer de forma regular e sustentável, sem volatilidade ou os solavancos que têm marcado a história do setor.
No final de março, a Unica, em conjunto com o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), demais sindicatos e associações de produtores de etanol e açúcar da região Centro-Sul, anunciou sua estimativa para a safra 2011/2012. A projeção aponta para a moagem de 568,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, crescimento de 2,11% em relação ao total processado na última safra, que foi de 556,74 milhões de toneladas.
Fonte: Globo Rural. 14 de abril de 2011.