De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), as exportações brasileiras de trigo cresceram 145,7% em abril e somaram US$113,5 milhões. Os principais compradores do produto no período foram Argélia, Turquia e Egito.
Tradicional importador de trigo de alta qualidade, o Brasil começou a exportar o produto há alguns anos e deve registrar vendas recordes este ano. Em 2010 as exportações somaram 1,17 milhão de toneladas e seguiram, na maioria, para o continente africano.
“As exportações são de produtos de qualidade inferior, pouco demandados no mercado interno, que em geral são destinados à fabricação de ração animal, mas nos países africanos elas se destinam ao consumo humano”, diz Elcio Bento, analista da empresa de consultoria Safras & Mercado.
No ano passado os maiores compradores de trigo brasileiro foram Angola e África do Sul. Para este ano, estima-se que os embarques do grão superem o volume de 1,8 milhão de toneladas. Com um consumo projetado em 10 milhões de toneladas de trigo para 2011, o Brasil deve importar 6,5 milhões de toneladas do produto de alta qualidade, adquirido na Argentina, Uruguai Paraguai, Estados Unidos e Canadá.
Fonte:
Globo Rural. Por Luciana Franco. 4 de maio de 2011.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>