Frigorífico inicia com abate de 350 animais por dia, mas deverá atingir 500 animais/dia.
A partir de 9/5, Apucarana passa a sediar o Oregon S.A., um importante frigorífico de bovinos no Estado. A empresa vai manter o nome fantasia de FrigoBeto e passará a abastecer o mercado interno e também externo. O anúncio oficial sobre o início das atividades foi feito ontem pelo empresário Nilson Umberto Sacchelli Ribeiro, juntamente com o prefeito João Carlos de Oliveira, durante coletiva realizada no gabinete Municipal.
O novo empreendimento vai ocupar as instalações do Frigorífico King Meat e, de imediato, passa a gerar 170 empregos diretos, devendo passar de 200 nos próximos meses.
No local, a empresa deverá começar com o abate 350 animais por dia, mas a previsão é de atingir rapidamente 500 animais/dia, aproveitando todo o potencial oferecido pela planta do empreendimento. Os novos investidores são formados por empresários de Londrina, que também pretendem fixar moradia na cidade. Os diretores e sócios que estarão à frente do frigorífico serão Maria Isabel Melo e Orestes Álvaro.
Sacchelli Ribeiro, que representa o pai, o empresário e proprietário das estruturas do King Meat, Nilson Alves Ribeiro, diz que o projeto para instalação do frigorífico de bovinos vem sendo discutido e avaliado desde que o abate de equinos foi suspenso em 2009, motivado pela desvalorização do câmbio e pelo impacto da crise mundial, que afetaram as exportações da empresa. “Com o aumento do consumo de proteínas no mundo, o mercado para carne bovina é crescente. O meu pai, que também é produtor de bovinos e um dos fundadores da Sociedade Rural de Apucarana, acabou reavaliando o mercado, que está carente de novos frigoríficos para atender com qualidade a demanda interna e até internacional, e decidiu que Apucarana tinha potencial para abrigar um grande frigorífico de bovinos”, diz.
Segundo ele, a empresa inicia com todas as certificações necessárias junto ao Ministério da Agricultura e garantias necessárias na Vigilância Sanitária, para viabilizar exportações. Sacchelli Ribeiro cita que, entre os mercados internacionais que devem ser atendidos pela empresa, estão a Europa, Iraque e Irã. “Temos alguns contatos e contratos em estudo e que já estão sendo avaliados”, informa o empresário.
Destaque no estado - Conforme o empresário apucaranense, o início do funcionamento do frigorífico vai colocar Apucarana em evidência no estado, já que no Paraná são poucos os empreendimentos habilitados para exportar. Ele lembra ainda que o investimento segue na contramão de outros 40 empreendimentos que estão com plantas paradas em todo o País. “O projeto vem recebendo incentivo político. O próprio governador Beto Richa ofereceu apoio ao investimento, ao conhecer a proposta que estava em estudo, reforçando que confia no trabalho que estava sendo desenvolvido para instalar o frigorífico em Apucarana”, ressalta.
Durante o anúncio, o prefeito João Carlos de Oliveira destacou a importância do início de atividades do novo frigorífico para Apucarana. Segundo ele, além dos novos empregos, a economia local receberá um forte impulso, fortalecendo toda a cadeia produtiva. “O empreendimento vai fortalecer a cidade como pólo na área de alimentos”, diz João Carlos.
Ele ressaltou que o Município também pretende fazer parceria com o frigorífico para realizar o abate de bovinos que são adquiridos através do programa Compra Direta.
Fonte:
Tnonline. Por Maria Teresa Uliana. 5 de maio de 2011.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>