O governo da China autorizou oficialmente unidades da Brasil Foods, Marfrig e Aurora a exportar carne suína para o país, segundo informou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O governo publicou na quinta-feira (26/5) lista com os primeiros frigoríficos autorizados a fornecer carne de porco. Foram liberadas uma unidade da Brasil Foods, em Rio Verde (Goiás), o Frigorífico Mabella, do Grupo Marfrig, e também a unidade de Chapecó da Cooperativa Central Oeste Catarinense, do grupo Aurora.
Nos próximos dias, os governos do Brasil e da China vão fechar os termos do certificado sanitário, que contém os requisitos para o início dos embarques da carne suína nacional. O documento deve incluir exigências de determinado tipo de animal e ração.
Segundo o Mapa, os frigoríficos já estão progamando a produção para atender aos requisitos.
Em abril, durante a visita da presidenta Dilma Rousseff a Pequim, os chineses autorizaram 25 frigoríficos brasileiros a vender carne de frango, além de outros cinco a exportar carne bovina.
Desde 2008, a China é o principal comprador de produtos agropecuários brasileiros.
Nos últimos três anos, as exportações brasileiras para a China cresceram 214%, passando de US$3,5 bilhões, em 2007, para US$11 bilhões em 2010.
Fonte:
Brasil Econômico. Por Redação. 27 de maio de 2011.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>