Quem passou pela entrada principal do Congresso Nacional na manhã desta terça-feira (7/6) teve a oportunidade de conhecer uma das iniciativas prioritárias da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para garantir uma atividade rural sustentável nos seis biomas brasileiros (Mata Atlântica, Cerrado, Amazônia, Caatinga, Pampa e Pantanal). A entidade disponibilizou no espaço uma maquete do Projeto Biomas, desenvolvido pela CNA em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) com o objetivo de conciliar a preservação ambiental e a produção de alimentos, reforçando o compromisso do produtor rural com o meio ambiente. A ação faz parte de uma série de atividades promovidas pela Confederação em comemoração à Semana do Meio Ambiente.
A maquete despertou a atenção de servidores e visitantes que estiveram na sede do Poder Legislativo. Os interessados puderam ver um modelo de propriedade rural que será utilizada no projeto como vitrine tecnológica, onde serão feitas as pesquisas para fornecer ao produtor rural instrumentos científicos para proporcionar uma atividade sustentável. A maquete mostra áreas de reserva legal, Áreas de Preservação Permanente (APPs), áreas com potencial produtivo e atividades agrossilvopastoris, onde o componente arbóreo (árvores nativas ou exóticas) aparece incorporado ao sistema produtivo. Também no local, as pessoas assistiram a um vídeo sobre o projeto e fotos dos biomas brasileiros em um amplo mural instalado no local. “Muito interessante. É um exemplo que o campo está dando para a cidade”, resumiu o policial legislativo Wilson Maier.
Quem também aprovou a iniciativa foi o cinegrafista Anari Amaral, que sugeriu a difusão do projeto junto a secretarias estaduais de educação e meio ambiente e a escolas públicas do ensino médio e fundamental. “É fundamental que os alunos desde cedo aprendam que a atividade rural é importante e por isso deve estar conciliada com o meio ambiente”, destacou. Após assistir ao vídeo sobre o projeto, o cearense José Félix da Silva lembrou o potencial agrícola de Juazeiro do Norte, sua cidade natal, que poderia ser alavancado com este tipo de iniciativa. “Tudo que vem ao encontro da preservação do meio ambiente é importante”, enfatizou o servidor público, que levou consigo o material didático do Projeto Biomas, que foi oferecido no local.
Ao chegar ao trabalho, a geógrafa Ijoanilde Américo, servidora da Câmara dos Deputados, ficou encantada com a maquete e parou para conhecer o projeto. Apaixonada por meio ambiente, ela fez questão de destacar o papel da Embrapa, um dos parceiros da iniciativa, na história do setor agropecuário. “É uma referência nacional e uma entidade completa”, disse. De passagem pelo local para ir a uma agência bancária, o estudante de Direito Carlos Augusto Montenegro ficou interessado pelo espaço instalado e dedicou alguns minutos para saber mais sobre o que estava instalado no local. “É uma iniciativa muito interessante na teoria e que pode dar certo na prática com divulgação”, frisou.
Fonte:
Canal do Produtor. Por Redação. 7 de maio de 2011.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>