O clima quente e seco predominou nos Estados Unidos na última semana e as poucas ocorrências de chuvas, que foram isoladas em sua maioria, não foram suficientes para melhorar as condições lavouras de soja do país. De acordo com o relatório de acompanhamento de safra que o Departamento de Agricultura (USDA) divulgou no fim da tarde de ontem, até domingo, as melhores plantações da oleaginosa somavam 60% da área, dois pontos porcentuais abaixo semana passada. O número está abaixo do registrado nessa mesma época do ano passado (66 %) e da média de cinco anos (61%).
No balanço por estado, Ohio lidera o avanço semanal do somatório bom/excelente, que passou de 51% para 55%. Em Missouri, as lavouras em condições boas/excelentes caíram de 52% para 47%.
A floração das lavouras continua atrasada. Apesar da evolução de 60% para 77% da área, o índice dessa semana seguiu abaixo do ano passado (84%) e da média de cinco anos (81%).
A formação de vagens saltou de 16% para 34% até domingo. O índice está abaixo do registrado nessa mesma época de 2010, quando 50% das plantas já haviam formado vagens. A média de cinco anos para esse período aponta para 45%.
Fonte: Diário de Cuiabá. Pela Redação. 2 de agosto de 2011.