A Caterpillar do Brasil investirá R$170 milhões até 2013 em uma nova fábrica em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, onde começa a produzir retroescavadeiras e carregadeiras de rodas de porte pequeno. Esses produtos eram fabricados em Piracicaba (SP). A fábrica no interior paulista também deve receber investimento no mesmo montante para ampliação e reforço na produção de motoniveladoras, tratores de esteira, compactadores de solo, escavadeiras de esteira e carregadeiras de rodas de grande porte.
O protocolo de intenções para a instalação da fábrica no Paraná foi assinado hoje pelo governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), e pelo presidente da Caterpillar, Luiz Carlos Calil. A indústria adquiriu o terreno onde funcionava a Chrysler. De acordo com Calil, há cerca de 120 funcionários já trabalhando e a primeira máquina retroescavadeira deve ficar pronta segunda-feira. Em 2013, a previsão é que haja pelo menos mil empregados. A produção final não foi informada.
Da prefeitura de Campo Largo a Caterpillar conseguiu a isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) por cinco anos. Além disso, foi liberada do pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e aguarda a melhoria do acesso rodoviário. O governo do Paraná ofereceu dilação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por oito anos. "É um momento de comemoração para o Paraná", disse o governador Beto Richa.
O presidente da Caterpillar reforçou que a empresa aposta no crescimento de investimentos estruturais no Brasil. "A cada cinco anos haverá um crescimento importante", acentuou. "Nós estamos nos preparando." Segundo ele, a atual crise financeira mundial "tem que ser respeitada". "Pode ter turbulência, mas o Brasil está melhor preparado", ponderou. A Caterpillar está no Brasil desde 1954 e atualmente é a 27ª maior exportadora do País, tendo nos países da América Latina o maior mercado.
Fonte: Agência Estado. Por Evandro Fadel. 10 de agosto de 2011.