A Embrapa Suínos e Aves recebe na próxima semana uma equipe de pesquisadores dinamarqueses para discutir parcerias entre o Brasil e a Dinamarca na área de produção orgânica. "A Dinamarca se destaca na produção de aves e suínos e é um dos países mais avançados em produção orgânica, em produção sustentável. Podemos trocar muitas ideias e experiências", diz Elsio Figueiredo, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves.
O uso de alta tecnologia é uma das características do setor agrícola dinamarquês, que faz o país ser exportador de alimentos, inclusive de carne suína. "O que nós queremos é criar um sistema de produção orgânica mais adaptado ao Brasil, com maior sustentabilidade. Vários produtores estão tentando converter a produção de leite, carne e ovos em um sistema orgânico, mas é mais difícil do que a produção orgânica vegetal", continua o pesquisador.
O contato entre a Embrapa e instituições dinamarquesas começou em 2007, quando foi assinado um memorando de entendimento. Depois, a Unidade recebeu pesquisadores das universidades de Copenhague e Aarhus.
Estarão no Brasil os pesquisadores John Hermanssen, do Departamento de Agroeocologia e Ambiente da Faculdade de Ciências Agrícolas da Universidade de Aarhus; Stig Thansborg, do Departamento de Parasitologia da Universidade de Copenhague; e Niels Halberg, diretor do ICROFS (sigla em inglês do Centro Internacional para Pesquisa em Sistemas de Alimentos Orgânicos, na tradução livre), com sede na cidade de Tjele.
Na quarta-feira (17), em Curitiba (PR), acontece o workshop internacional "Desenvolvimento de novas estratégias para a produção pecuária: Dinamarca & Brasil", promovido em parceria entre a Embrapa e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Neste encontro é esperada a formação de grupos de trabalho envolvendo os dois países. Cada grupo deverá ser responsável por elaborar um documento com os principais sistemas que podem se beneficiar de propostas colaborativas a serem discutidas em novembro de 2011, durante um workshop a ser realizado na Dinamarca. A comitiva dinamarquesa encerra sua visita na quinta-feira, quando os pesquisadores conhecerão produtores orgânicos do entorno de Curitiba.
Fonte:
Embrapa Suínos e Aves. Por Lucas Scherer Cardoso. 16 de agosto de 2011.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>