A prioridade do novo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, deve ser resolver o embargo russo à carne produzida em três Estados brasileiros e que já vem causando prejuízos ao setor, disse o presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), Pedro de Camargo Neto.
"A grande prioridade emergencial é a crise do embarque russo. Precisamos que ele realmente resolva isso de imediato; não dá para esperar um dia. Depois, é dar continuidade às questões de sanidade", disse.
O fato de o deputado gaúcho pelo PMDB não ter experiência na área agrícola não é um problema, segundo Camargo. "Isso não me preocupa. É um cargo político em que não ser da área não representa sucesso ou fracasso". O executivo da Abipecs disse que, tendo sido líder do governo no Congresso, o novo ministro é forte politicamente e próximo da presidente Dilma Rousseff.
"Não conheço o trabalho dele, mas ninguém chega a líder do governo não sendo um político hábil". E acrescentou: "Acho que ter um político forte como ministro é um ponto positivo. Ele será um interlocutor do setor agrícola dentro do governo; então, por ter proximidade com a presidente, poderá conseguir até de uma maneira melhor as nossas demandas".
Fonte: Agência Estado. Pela Redação. 18 de agosto de 2011.