O preço médio do etanol voltou a apresentar alta menos intensa nos postos da capital paulista e ficou bem perto da estabilidade na virada da primeira para a segunda metade do mês. Conforme levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) por meio do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), o valor médio do combustível mostrou variação positiva de 0,23% na terceira quadrissemana do mês (período de 30 dias encerrado em 23/8) ante elevação de 1,10% verificada na segunda quadrissemana (período de 30 dias terminado em 15/8).
Quanto à gasolina, combustível apresentou queda um pouco maior entre os dois levantamentos da Fipe, mas continuou perto da variação zero. Na terceira quadrissemana de agosto, mostrou baixa de 0,22% ante recuo de 0,18% observado na segunda medição do mesmo mês.
Em outro levantamento sobre os combustíveis, que envolve semanas em vez das quadrissemanas, a Fipe informou que a relação entre o preço médio do etanol e o valor médio da gasolina alcançou o nível de 69,09% na terceira semana de agosto na cidade de São Paulo. O número ficou acima da marca de 68,18% verificada na segunda semana do mesmo mês.
De acordo com especialistas em combustíveis, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do motor ao etanol é de 70% do poder dos motores à gasolina.
Fonte: Agência Estado. Por Flavio Leonel. 25 de agosto de 2011.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>