Em janeiro deste ano, foi publicada no Diário Oficial da União resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que determina a retirada programada do inseticida metamidofós do mercado brasileiro. De acordo com o documento, a comercialização do produto está autorizada somente até o final de 2011 e seu uso será proibido a partir de 30 de junho de 2012.
Segundo a Anvisa, a retirada do ingrediente ativo metamidofós do mercado se justifica pelo fato de o produto poder afetar os sistemas neurológico, imunológico, endócrino e reprodutor humano. O inseticida tem sido alvo de proibições e de severas restrições em diversos países devido aos riscos para a saúde humana.
Em julho de 2011, no entanto, uma liminar concedida pela 2ª Vara da Justiça Federal de Brasília a uma empresa fabricante do produto suspendeu a resolução da Anvisa. Um dos argumentos da empresa é que não há estudos científicos atualizados a respeito da toxicidade do produto que justifica a retirada do produto do mercado.
O metamidofós possui registro para as culturas do algodão, amendoim, batata, feijão, soja e tomate.
Fonte: Canal do Produtor. Pela Redação. 7 de outubro de 2011.