De janeiro a setembro de 2011, os agricultores do Mato Grosso do Sul encaminharam para o destino ambientalmente correto 1.921 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos, por meio do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).
O volume destinado representa um crescimento de 8% em relação ao mesmo período de 2010, quando foram destinadas 1.779 toneladas. Somente em setembro, o estado retirou do campo 144 toneladas de embalagens.
Os resultados reforçam o comprometimento dos elos da cadeia participantes deste programa com a gestão adequada das embalagens vazias. Para promover a entrega das embalagens, o Sistema Campo Limpo realiza, em todo o país, ações de recebimento itinerante e conta com 421 unidades de recebimento. No Mato Grosso do Sul existem 15 unidades de recebimento, sendo oito centrais e sete postos. A unidade mais recente foi inaugurada em junho desse ano, no município de Amambai, com, capacidade anual de operação de 100 toneladas do material.
De acordo com o InpEV, instituto que representa a indústria fabricante de agrotóxicos para a destinação das embalagens vazias de seus produtos, de janeiro a setembro foram destinadas 27.337 toneladas em todo o país. Esse volume representa um crescimento de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Fonte: Campo Grande News. Por Edmir Conceição. 21 de outubro de 2011.