O estado de São Paulo inicia na próxima terça-feira (1/11) a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Diferentemente do que ocorre na etapa dos meses de maio, quando a obrigatoriedade é somente para animais com até 24 meses de idade, em novembro o criador precisa vacinar todos os seus bovinos e bubalinos. O prazo para concluir o processo é dia 30 de novembro.
O rebanho paulista de bovinos e bubalinos soma 11,3 milhões de animais. O estado tem uma cobertura vacinal acima de 95% e é reconhecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento como livre da febre aftosa. Não há registros da doença há 15 anos.
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio de sua Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), desenvolve ações focadas em vigilância ativa com controle e cadastro de rebanhos, fiscalização em eventos de concentração animal, controle de trânsito e imunização do rebanho.
O pecuarista terá até o dia 7 de dezembro para comprovar a vacinação de todos os bovinos e bubalinos da propriedade e relatar também os demais animais dos rebanhos equinos, suínos, ovinos e caprinos.
A comunicação deverá ser feita pelo criador mediante apresentação da nota fiscal de aquisição das vacinas e da declaração do rebanho bovino e bubalino por faixa etária e sexo junto às unidades de defesa agropecuária. A declaração está disponível no site da CDA.
Os criadores que não comprovarem a imunização do rebanho estarão sujeitos a multa.
Fonte: Globo Rural. Pela Redação. 29 de outubro de 2011.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>