Celso Mello, da Nutron, e Vilson Simon, da MSD Sade Animal, abriram a programao do Workshop NFT, evento realizado durante a Feileite 2011 5 Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite, com a participao de especialistas, lideranas e produtores. Em pauta, uma ampla discusso sobre o setor.
Rafael Ribeiro, zootecnista e consultor da Scot Consultoria, iniciou o ciclo de palestras do workshop com o tema Mercado de leite: situao atual e perspectivas para 2011. Segundo o palestrante, o preo do leite est em um bom patamar para o produtor. A remunerao boa, mas o custo subiu mais que a valorizao do produto, o que mostra a necessidade de compensar com ganhos em produo e maior produtividade por rea, disse o consultor que citou a alimentao como um dos itens de maior peso no custo da atividade, em especial na entressafra, pressionado especialmente pelo preo do milho.
No entanto, ele lembrou que em funo da recuperao das pastagens e do aumento da oferta o preo do leite j comeou a cair e O produtor deve aproveitar esse momento para reduzir os custos em funo da menor necessidade de suplementao, sugeriu.
Ribeiro tambm previu a expanso da demanda brasileira, em funo da melhoria da renda da populao, o que deve refletir no crescimento do consumo, em especial de produtos com maior valor agregado: queijos, iogurte, manteiga.
Destacou, ainda, a limitao da capacidade de produo dos principais exportadores Unio Europeia, Oceania e dos Estados Unidos, neste caso, em funo dos altos custos com a atividade. Diante desse quadro e da expanso mundial do consumo, com aumentos da produo e produtividade o Brasil tem condies de atender o aumento da demanda dos pases asiticos e do Oriente Mdio.
Atualmente, 99% da produo brasileira de leite so absorvidos pelo mercado interno e apenas 1% destina-se exportao, de acordo com o consultor, que sugeriu a necessidade de estabelecer acordos de limitao de volume para a importao de leite que chega mais barato no Pas e tira a competitividade do produtor brasileiro.
O marketing do leite da Santa Luzia
Segundo Mauricio Silveira Coelho, que abordou o Marketing do leite do Grupo Cabo Verde no Workshop NFT, a busca por produzir animais de alta qualidade, apoiada em modernas tcnicas de biotecnologia, o bom relacionamento com parceiros e clientes, a participao em atividades do setor e trabalho e muito trabalho so os principais fatores de sucesso do grupo, localizado em Passos, MG.
Desde 1943, trs geraes passaram pela administrao da Santa Luzia que , hoje, uma das maiores produtoras de leite a pasto do Brasil, com um rebanho da raa Girolando, base Gir Leiteiro de alta qualidade, o que vem permitindo a cada dia evoluir mais na qualidade. Costumo dizer que o Girolando o que por causa do Gir Leiteiro de qualidade, ressaltou.
O trabalho da fazenda, de acordo com Coelho, norteado por metas de mdio e longo prazo e em protocolos de criao. Conforme explica, o marketing do negcio consiste em mostrar ao mercado o que a empresa faz internamente. Procura, tambm, alternativas para melhorar o resultado e a visibilidade da fazenda, alm de aprimorar a qualidade dos animais ofertados, utilizar biotecnologia de ponta em larga escala e buscar o mercado internacional. Parte da produo de embries, por exemplo, foi vendida para o exterior. A fazenda tambm comercializou de animais vivos para o Equador.
Maurcio Coelho considera como ponto alto da visibilidade do Grupo os leiles da Fazenda Santa Luzia, que este ano chegou sua 10 edio. O evento rene, anualmente, mais de 1.000 pessoas e vem registrando recordes sucessivos de preo.
Gesto da Castrolanda
Henrique C. Junqueira, da Castrolanda, apresentou no workshop o Case de Gesto Modelo Cooperativa. Em 2011, a empresa, localizada em Castro, PR, completou 60 anos e alm do Paran, tambm atua no sudoeste de So Paulo. A produo de leite, principal negcio da Castrolanda, comeou com os imigrantes holandeses que trouxeram os primeiros animais quando desembarcaram no Pas. A empresa hoje atua nos segmentos agrcola, lcteos (indstria), carnes (sunos), batata, fbrica de raes, sementes, defensivos, servios, entre outros.
Junqueira destacou como ponto forte da empresa a governana, com foco na definio de metas, decises estratgicas e na sustentabilidade (ambiental, social e econmica). O principal gerar riqueza, disse. Com esse propsito, a Castrolanda saiu de um faturamento de R$228.731, em 2001, para R$1 bilho, em 2010.
Nossa meta fechar 2011 com R$1,2 bilho. Para isso, aposta na agregao de valor. Suprir o mercado com produtos e servios de qualidade, agregando valores aos nossos cooperados e clientes proporcionando sustentabilidade para a rea de negcios, esses so os nossos objetivos.
Produtor Independente
O pecuarista Reinaldo Figueiredo, da Fazenda Figueiredo, localizada em Cristalina, sudoeste de Gois, apresentou, durante o Workshop NFT Feileite, o caminho trilhado por sua famlia para construir a histria da propriedade, que iniciou suas atividades em 1987, com gado mestio.
Natural do Paran, Reinaldo assumiu a empresa familiar m 1997, quando a fazenda produzia de 18 litros/ha/dia. J em 2006, acreditando na produo leiteira, ele focou seus trabalhos em Gois e encerrou as atividades em Mandaguari, no Paran. Nada acontece a menos que sonhemos antes. Como este objetivo, Reinaldo conta hoje com cerca de 500 vacas em lactao, mas a meta chegar a 2 mil animais.
Hoje a fazenda tem um plantel formado apenas por animais registrados, da raa Holandesa, conta com um dos maiores bancos de gentica do Pas e, segundo Reinaldo, tem um sistema de trabalho considerado modelo de administrao. Entendemos que cada vaca trabalhada individualmente o que possibilita que a produo leiteira seja mais eficaz, observa.
Com uma produo de 68 mil litros por dia, a meta da fazenda contribuir com a pecuria leiteira nacional. Pista no o nosso foco, o animal ganhando ou no, quando ele volta para a fazenda recebido com um beijo, brinca o criador.
Processo da rastreabilidade
Rastreabilidade na indstria lctea foi o tema da palestra do gerente de produto da Tetra Pak, Pedro Gonalves, no Workshop NFT Feileite. Segundo o palestrante, que apresentou o Caso Aurora, pioneira no lanamento para o mercado consumidor do leite rastreado, o mais importante melhorar a cadeia alimentar atravs de tecnologias que garantam a qualidade e, ao mesmo tempo, levem informaes e conhecimento sobre produto aos clientes.
O Leite Aurora, da Cooperativa Central do Oeste Catarinense, de acordo com Pedro Gonalves, foi apresentado ao pblico como uma marca preocupada em produzir um produto de qualidade e que, atravs da rastreabilidade, garante ao consumidor, todas as informaes sobre origem, data, quando e como foi produzido. Isso alavancou a venda do produto, o que permitiu at ser oferecido a um preo maior que o leite produzido pela concorrncia. A Aurora passou para o consumidor o conceito de qualidade, segurana e transparncia, acrescentou.
O programa de controle HACCP/APPCC Anlise de Perigos e Pontos Crticos, utilizado pela Aurora, garante a segurana na industrializao dos alimentos, sendo considerado o mais eficiente na preveno de riscos biolgicos, fsicos e qumicos durante a produo dos alimentos, em nvel mundial, esclareceu Gonalves.
Encerrando as apresentaes, os principais problemas da cadeia produtiva do leite foram debatidos na mesa redonda, sob a mediao do jornalista Otvio Ceschi Jnior, do Canal Terraviva. Foram colocados em pauta temas como tributao, sistemas de produo, sabor, gesto, tecnologia, marketing, formao de mo de obra, entre outros.
Participaram da mesa redonda Joo Sampaio, presidente do Conselho Superior do Agronegcio Cosag/Fiesp, Rodrigo SantAnna Alvim, presidente da Comisso Nacional de Pecuria de Leite da CNA Confederao Nacional da Agricultura, Jorge Rubez, presidente da Leite Brasil, e os palestrantes do evento.
Criao a pasto ou free-stall, qual o melhor sistema para o Brasil? Na opinio de Rodrigo Alvin, independente do sistema de produo, o que interessa produzir bem e ter renda na atividade. Reinaldo Figueiredo concordou com Alvin e acrescentou que o importante a capacidade do gestor do sistema adotado. Para Rafael Ribeiro, o que faz a diferena a rentabilidade, independente do tamanho do produtor, se pequeno, mdio ou grande.
Pedro Gonalves lembrou que, no Brasil, a indstria promove muito mais o avano tecnolgico do que o Estado. Maurcio Coelho acrescentou que a iniciativa privada tambm a maior propulsora na formao da mo de obra. Segundo Joo Sampaio, no Brasil existe um conceito interessante de que a iniciativa privada pode fazer tudo que proibido. J o governo, s pode fazer o que est escrito, isto , existem leis. Isso, emperra e dificulta os projetos e, por isso, a participao da iniciativa privada como meio de presso importante para o desenvolvimento do setor.
Fonte:
Assessoria de Imprensa Grupo Publique. Pela Redao. 7 de novembro de 2011.
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