No início deste mês, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos registrou 11,9 milhões de cabeças, o segundo maior patamar para os meses de novembro. Enquanto os EUA aumentam o número de gado confinado, o rebanho tem queda. Os dados mais recentes do USDA indicam 100 milhões de cabeças, 1% abaixo de 2010.
O rebanho do Canadá, que também serve de suporte para o mercado norte-americano registrou queda de 2% neste ano, para 13,9 milhões. O aumento de gado confinado fará com que os norte-americanos aumentem a presença no mercado externo. Essa participação terá, no entanto, fôlego curto. A elevação no confinamento se deve, em parte, à seca em várias regiões do país, afetando as pastagens. Um dos estados mais afetados pela seca, o Texas, está entre os que mais confinam gado neste ano: 7% mais do que no início de novembro de 2010.
Consumidor avalia bem a agricultura
O interesse dos consumidores pela agricultura e o respeito pelos agricultores são altos. É o que mostra pesquisa da Basf feita no Brasil, na Índia, na França, na Alemanha e nos Estados Unidos. A pesquisa feita com agricultores e consumidores mostra, no entanto, que a reputação dos produtos agrícolas ainda permanece baixa.
A maioria dos agricultores se vê como um "cuidador da terra". Já os consumidores têm uma percepção menor dessa avaliação. A pesquisa mostra as contradições desse relacionamento. Os consumidores culpam os agricultores por problemas ambientais, mas não estão muito dispostos a pagar mais pelos produtos da agricultura sustentável. Produtores e consumidores concordam, no entanto, que o grande desafio futuro da agricultura será o de alimentar o mundo.
Queda forte
As commodities agrícolas tiveram forte queda ontem. Em Chicago, o milho caiu 2%. Já em Nova York o algodão recuou 4%. Oferta maior e temor de retração econômica mundial continuam influenciando o mercado.
Soja
O Brasil deverá processar 37,6 milhões de toneladas de soja em 2012, segundo a Abiove (associação das indústrias). As estimativas de exportações de soja em grãos são de 33 milhões de toneladas.
Sustentação
As receitas com carnes (frango, bovina e suína) deste mês subiram 5,8% em relação às do mês passado, indicam dados da Secex.
Fonte:
Folha.com. Por Mauro Zafalon e Karla Domingues. 22 de novembro de 2011.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>