Nesta terça-feira (22/11), a Coopercentral Aurora (Aurora Alimentos) informou que embarcará carne suína para a China a partir de janeiro.
O Brasil recebeu o aval dos chineses em abril, com a habilitação de três unidades fabris: Seara/Marfrig, de Itapiranga (SC), BRF Brasil Foods, de Rio Verde (GO), e Aurora, de Santa Catarina.
A China consumia a carne brasileira por meio de importações feitas por Hong Kong, que repassa o produto ao país. A partir de 2009, o mercado chinês passou a comprar frango diretamente e, em abril, a exportação de carne suína direta também foi autorizada.
"Isso é bom para os dois países. Para a China, porque vai comprar sem atravessador, a preço menor. E para o Brasil, porque poderá incrementar as vendas, oferecer cortes mais nobres e entrar num país com população de renda emergente que, certamente, aumentará o consumo de carne progressivamente nas próximas décadas", declarou Mário Lanznaster, presidente da Aurora.
Segundo ele, o consumo da carne de frango confirma esta expectativa: em 2009, a China importou do Brasil 20 mil toneladas e, em 2010, 120 mil toneladas.
Fonte:
Globo Rural. Pela Redação. 22 de novembro de 2011.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>