Durante reunião bilateral realizada nesta quarta-feira (23/11), em Brasília (DF), os ministros da Agricultura Mendes Ribeiro Filho, do Brasil, e Julián Dominguez, da Argentina, firmaram pacto em busca de comércio equilibrado na agricultura e pecuária dos países.
Entre os compromissos assumidos pelos executivos está a procura por soluções de mútuo interesse relacionadas ao comércio bilateral de setores sensíveis, a fim de desenvolver seus respectivos mercados.
Em virtude de 2012 ser o Ano Internacional do Cooperativismo, Argentina e Brasil tiveram iniciativas semelhantes na constituição da Secretaria de Cooperativismo dentro de seus ministérios da Agricultura.
Foi consenso que o cooperativismo é uma forma de fortalecer os produtores e, no caso da Argentina, enfrentar as multinacionais. Os ministros colocaram a iniciativa como forte alavanca na questão da soberania de mercado e como forma de agregar valor à produção agropecuária de seus países.
Um novo encontro para manter e aprofundar o diálogo bilateral está programado para março do próximo ano, em Buenos Aires, quando acontece também a Conferência Regional da FAO para América Latina e Caribe.
Fonte: Globo Rural. Pela Redação. 24 de novembro de 2011.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>