O plantio de soja, em Mato Grosso, está encerrado ao atingir no último final de semana, 99,8% da área projetada em 6,78 milhões de hectares. De acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA), o plantio da safra 2011/12, que se iniciou no dia 29 de setembro de 2011, levou 10 semanas para ser finalizado, sob condições climáticas que contribuíram, juntamente com a renovação do parque de máquinas, para a manutenção do ritmo observado nas últimas quatro temporadas. Apesar da ampliação anual da área plantada, o emprego de tecnologia conseguiu suprir a alteração espacial da oleaginosa.
Como observa o IMEA, comparando a semeadura atual com a safra passada, que se iniciou em 30 de setembro de 2010, curiosamente, levou as mesmas 10 semanas, exatas, para conclusão da semeadura, que se encerrou no dia 2 de dezembro de 2010. Já as duas safras anteriores, 2008/09 e 2009/10, demandaram um período maior para o plantio, que se iniciou dia 17 e 24 de outubro, respectivamente, demorando 12 semanas para serem concluídas. “Portanto, mesmo com o aumento de área safra após safra, o plantio não merece nenhum destaque quanto à antecipação ou atraso nas quatro últimas safras, pois está mantendo uma média tanto entre os dias para início de plantio, quanto para o prazo que se leva para semear toda a área determinada. Com isso pode-se verificar que o produtor está investindo no parque de máquinas para não perder tempo nos melhores momentos para o plantio da cultura, pois, como em todos os setores de produção, tempo é dinheiro”, diz trecho do Boletim Semanal divulgado ontem.
Na comparação ao ritmo dado ao plantio entre o atual ciclo e o anterior, há uma diferença de 0,9 pontos percentuais para uma superfície ampliada em 5,8%. Até 1° de dezembro do ano passado, a área de 6,41 milhões de hectares atingia 98,9% de semeadura. Neste mesmo período de 2011, a área de 6,78 milhões hectares estava com 99,8% da extensão coberta.
Ainda em meados de novembro, nove dos dez principais municípios produtores de soja da região médio norte do Estado, haviam concluído o plantio. A região concentra mais de 40% do total produzido, em Mato Grosso, e tem em Sorriso (460 quilômetros ao norte de Cuiabá) o município com a maior área disponibilizada à soja do mundo. Antes da virada do mês, outras regiões como norte (com participação de 0,61%), oeste (14,51%) e centro-sul (6,44%), também completam 100% de semeadura.
Fonte:
Diário de Cuiabá. Por Marianna Peres. 5 de dezembro de 2011.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>