O IqPR, índice de preços recebidos pelos produtores agropecuários de São Paulo, pesquisado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA) — vinculado à Secretaria da Agricultura do Estado, encerrou a segunda quadrissemana de dezembro com variação positiva de 1,45%.
Conforme o IEA, tanto o grupo formado por 14 produtos de origem vegetal quanto o grupo formado por seis produtos de origem animal subiram no período, com altas de 0,54% e 3,88%, respectivamente.
Mais uma vez, a laranja para indústria apresentou a maior variação (11,8%) entre os produtos pesquisados pelo IEA, influenciadas pela desvalorização cambial. No caso da laranja para mesa, a alta foi de 10,38%.
Os preços do feijão também continuaram subindo, graças ao atraso do plantio da safra das águas, que reduziu a oferta do produto. Na segunda quadrissemana de dezembro, a alta foi de 10,97%.
De acordo com o IEA, ”a proximidade das festas de final de ano a maior demanda ocasionada pelo recebimento do 13º salário” elevou os preços das carnes, com destaque para a suína, que teve alta de 7,78%. As carnes de frango e bovina subiram de 6,04% e 4,20%, respectivamente.
Fonte: Valor Online. Por Luiz Henrique Mendes. 21 de dezembro de 2011.