O Vale do Taquari é o maior produtor de codornas no Rio Grande do Sul. Quase cinco milhões de ovos saem todo ano das granjas para abastecer o mercado gaúcho.
O criador Lindomar Suliman, que começou com seis mil codornas, tem 18 mil animais que produzem 15 mil ovos por dia. Para baratear os custos, a ração é produzida na propriedade.
A codorna ocupa pouco espaço e exige pouca mão de obra. “Se for comparado com outras atividades, a codorna dá um rendimento bruto muito grande”, diz Aldacir Pretto, técnico em agropecuária da Emater.
Das granjas, que utilizam um sistema moderno de produção, os ovos seguem para as agroindústrias. O Vale do Taquari produz 4,8 milhões dúzias de ovos de codorna por ano, o que representa quase a metade da produção gaúcha.
A agroindústria, instalada há quatro anos no interior de Teutônia, beneficia 18 mil dúzias por mês, vendidos para todo o estado. A carne responde hoje por apenas 1% do mercado. Em Lajeado funciona o único abatedouro de codornas da região. O local tem capacidade para abater até mil animais por dia. O quilo é vendido por uma média de R$18.
A Emater tem um projeto para a construção, no próximo ano, de uma indústria em Paverama para beneficiar os ovos na região.
Fonte: Globo Rural. Pela Redação. 27 de dezembro de 2011.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>