Uma fiscalização do Ibama na região noroeste do estado (MT) flagrou o desmatamento ilegal de 700 hectares, uma área equivalente a 700 campos de futebol.
A operação foi encerrada na última semana e resultou na emissão de R$3,5 milhões em multas. Os fiscais percorreram propriedades nos municípios de Colniza e Juína.
Em Colniza, a fiscalização foi centrada na região de Guatá, a 600 quilômetros da sede do município. Entre os meses de outubro e novembro, uma outra ação – desta vez somente em Colniza – resultou na autuação de 250 hectares de floresta.
“Como atuamos em uma área muito grande e temos poucos fiscais, não temos como estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Por isso, receio que estes desmates podem ter ocorrido ao longo do ano”, disse ontem o gerente-executivo do Ibama em Juína, Johnny Alex Drehmer.
O escritório do órgão ambiental na cidade é responsável por fiscalizar 11 municípios em uma área de 153 mil quilômetros quadrados.
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que a taxa anual de desmatamento na Amazônia foi a menor desde 1988, com 6.238 quilômetros quadrados entre agosto de 2010 e julho de 2011. Em Mato Grosso, porém, houve aumento de 20% de um ano para o outro, totalizando 1.126 quilômetros quadrados em 2011.
Fonte: Diário de Cuiabá. Pela Redação. 28 de dezembro de 2011.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>