O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou em comunicado o lançamento de um novo programa para incentivar produção de cana-de-açúcar, por meio de financiamentos à renovação dos canaviais antigos e ampliação da área plantada. O novo programa se chamará BNDES Prorenova, e tem orçamento de R$4 bilhões.
O BNDES Prorenova terá vigência até 31 de dezembro deste ano. Cálculos do BNDES projetam que os recursos podem financiar a renovação e/ou ampliação de mais de 1 milhão de hectares de cana-de-açúcar. O aumento da disponibilidade de matéria-prima deve gerar aumento na produção de etanol, de 2 para 4 bilhões de litros entre 2013 e 2014, segundo o banco. Isso, na prática, representaria crescimento de mais de 10% em relação à safra atual, de acordo com estimativas do BNDES.
As operações do BNDES Prorenova serão indiretas, por intermédio de agentes financeiros. Para médias-grandes e grandes empresas, com receita operacional bruta igual ou superior a R$ 90 milhões, a taxa de juros é composta de TJLP mais 1,3% de remuneração básica do BNDES.
Fonte: Agência Estado. Pela Redação. 11 de janeiro de 2011.