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Tetra Pak investe R$200 milhões para elevar produção em 45% até 2015


Terça-feira, 31 de janeiro de 2012 - 17h26

A Tetra Pak, lder no mercado brasileiro de embalagens cartonadas, investir R$200 milhes para ampliar sua capacidade de produo local em quase 45% at 2015. O projeto prev a expanso da unidade de Ponta Grossa (PR) de atuais 7 bilhes de embalagens para aproximadamente 14 bilhes de embalagens por ano. Com isso, a fbrica paranaense ingressar em um seleto grupo de "mega fbricas", composto por 15 unidades da Tetra Pak, entre elas a de Monte Mor (SP), cuja produo de 8,6 bilhes de embalagens por ano. A deciso de ampliar a produo no Brasil, principal projeto em construo da Tetra Pak no mundo, est alinhada com o objetivo de manter crescimento mdio de 7% ao ano at 2020. Caso a meta seja alcanada, as vendas no Brasil devem superar 20 bilhes de unidades por ano no final desta dcada, o dobro do volume de negcios registrado em 2010, disse o presidente da Tetra Pak Brasil, Paulo Nigro. O executivo explica que, em 2007, quando decidiu ampliar a unidade de Monte Mor, a Tetra Pak projetava alcanar vendas de 12 bilhes de unidades em 2012. Essa marca, entretanto, foi atingida em 2011, quando o faturamento da unidade brasileira alcanou cerca de R$ 4 bilhes. "Iniciaremos um investimento que precisamos para atender o mercado a partir de 2015", afirmou Agncia Estado. Quando o projeto for concludo, diz Nigro, a direo da Tetra Pak precisar decidir sobre uma nova expanso de capacidade no Cone Sul para atender o mercado da Amrica Latina a partir de 2018. Alm de abastecer outros pases aproximadamente 20% da produo nacional da Tetra Pak destinada a exportaes , a nova linha da unidade de Ponta Grossa atender mercados especficos. Nigro considera que a utilizao de embalagens cartonadas, tambm chamadas de longa vida, tem grande potencial para crescer no mercado de bebidas base de frutas, que sobe acima de 10% ao ano h mais de cinco anos, e outras variaes, como bebidas base de soja ou cereais. O mercado de leite, principal segmento das embalagens cartonadas, continuar a crescer, mas em ritmo mais discreto. Alimentos Outro segmento analisado com ateno pela Tetra Pak o de alimentos slidos, como ervilha, milho, saladas de frutas e feijo pronto. "A rea de alimentos slidos nos d a possibilidade de construir uma outra Tetra Pak, porque hoje a empresa focada basicamente em produtos lquidos", diz Nigro. Por isso, a expanso no Paran tambm prev a fabricao de uma embalagem prpria para alimentos slidos, mercado que j movimenta mais de 100 milhes de embalagens importadas pela Tetra Pak no Brasil. Alm do Brasil, apenas a Itlia comercializa mais de 100 milhes de embalagens anuais para alimentos slidos. Os EUA devem ingressar nesse grupo em 2013, contribuindo para que o consumo mundial de embalagens para slidos salte dos atuais 500 mil para 5 bilhes de unidades por ano em 2020. "A marca de 100 milhes de embalagens para alimentos slidos vendidas no Brasil importante, porque a partir dela podemos pensar em investimentos e em produo local", disse Nigro. A tecnologia para produo dessa embalagem em Ponta Grossa dever ser validada em julho de 2013, quando ser concluda a primeira fase do projeto de expanso. Nessa etapa, que ter incio hoje com o lanamento da pedra fundamental da unidade, a capacidade local ser ampliada para 11,5 bilhes de embalagens anuais. A segunda fase, quando a produo ser expandida para 14 bilhes de unidades por ano, dever estar finalizada em julho de 2015. O Brasil o segundo mercado mais relevante para Tetra Pak, que atua em mais de 170 pases, atrs apenas da China. Em 2011, o Pas respondeu por 18% do faturamento global da empresa, de 10 bilhes. Com a concluso do projeto no Paran, essa participao deve superar 20%, diz Nigro. O investimento tambm importante do ponto de vista local, j que uma "resposta" construo de uma fbrica da SIG Combibloc, em Campo Largo (PR). A concorrente, entretanto, ainda responde por menos de 10% do mercado nacional. Fonte: Agncia Estado. Por Andr Magnabosco. 30 de janeiro de 2012.
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