A companhia norte-americana de fertilizantes Mosaic afirmou que a demanda por fertilizantes de potássio deve diminuir um pouco neste ano na comparação com 2011. A previsão é diferente da leitura anterior da companhia, que esperava demanda recorde em 2012. O diretor financeiro Larry Stranghoener admitiu na noite desta quarta, dia 22, em conferência com investidores, que a demanda por potássio de fato deve ser "levemente" menor.
No entanto, a Mosaic, que anunciou corte na produção de potássio de 20% de fevereiro a maio, não vê necessidade de ampliar essa redução, segundo executivos. A concorrente Potash Corp of Saskatchewan também limitou sua produção de fertilizantes, pressionada por preços mais baixos e demanda instável.
A Mosaic, que também é a maior produtora de fertilizantes de potássio, enxerga mais potencial de alta para os preços do potássio no curto prazo, afirmou o executivo-chefe Jim Prokopanko. Ele acrescentou que compras da China, recentemente adiadas, podem mudar a dinâmica do mercado.
– Quando estiverem acontecendo, vai ser difícil contê-las – disse. As informações são da Dow Jones.
Fonte: Agência Estado. Pela Redação. 23 de fevereiro de 2012.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>