A quebra da safra de grãos no Sul do país obrigou o Ministério da Agricultura a publicar, na última sexta-feira, duas portarias interministeriais que autorizaram a venda dos estoques públicos de milho, atendendo a reivindicações dos criadores de suínos. A Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) divulgou nota definindo a decisão do governo como “de suma importância para a suinocultura brasileira”.
Segundo a ABCS, a média de disponibilização do grão é de 12 toneladas a 15 toneladas ao mês por Estado, menos no Rio Grande do Sul, onde a oferta chega a 27 toneladas por mês. No entanto, de acordo com a ABCS, a demanda atual do setor gira em torno de 54 toneladas ao mês por Estado. Por este motivo, a entidade reclama que os produtores de suínos estão encontrando dificuldades no sistema produtivo.
Por meio da Venda Balcão, a Portaria Interministerial nº144 autoriza a liberação de até 200 mil toneladas de milho para o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, principais produtores de suínos do país. Já a Portaria nº143 autoriza a comercialização de até 500 mil toneladas por meio de leilões da VEP. Além do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, também devem ser beneficiados os estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, além das regiões Norte e Nordeste, e o norte de Minas Gerais.
O aumento na disponibilidade do grão por meio da venda balcão havia sido solicitado pelo presidente da ABCS, Marcelo Lopes, ao secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Caio Rocha, em reunião realizada ainda em outubro de 2011.
Fonte:
Valor Econômico. Por Tarso Veloso. 5 de março de 2012.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>