Começa a ser comercializado neste ano no Brasil o primeiro milho transgênico com cinco genes diferentes inseridos no DNA da planta, com objetivo de dar maior resistência à lavoura e aumentar a produtividade.
Inédita no país, a tecnologia será lançada e vendida pela Dow AgroSciences, divisão da americana Dow Chemical, e foi desenvolvida em acordo com a Monsanto, que é líder mundial em sementes.
O anúncio foi feito por executivos da Dow em fazenda de testes da companhia em Cravinhos (292 km de São Paulo), na região de Ribeirão Preto.
Segundo a empresa, a nova semente de milho produzirá lavoura mais resistentes às condições do Brasil, já que dois dos genes inseridos dão tolerância a herbicidas e os outros três tornam a planta resistente a pragas.
Batizado de PowerCore, o novo milho supera em número de genes os demais comercializados no Brasil --com até três eventos genéticos-- e se aproxima de um transgênico de oito genes lançado nos Estados Unidos.
Inicialmente, a empresa vai colocar no mercado 100 mil sacas da semente para produtores, o que representa ainda parcela pequena da oferta da Dow no país.
Em 2010, por exemplo, foram vendidas no Brasil 1 milhão de sacas da Herculex, que tem dois genes e é o antecessora do PowerCore.
De acordo com o presidente da Dow AgroSciences Brasil, o colombiano Ramiro De La Cruz, a companhia costuma investir 12% de seu faturamento global em pesquisa e tecnologia.
Somente em 2011, segundo ele, foram cerca de US$600 milhões no desenvolvimento de novas tecnologias e pesquisas.
Só o Brasil deve receber a metade desses investimentos, segundo o diretor de sementes, biotecnologia e óleos saudáveis da Dow, o mexicano Rolando Alegria.
Fonte: Folha de São Paulo. Por Araripe Castilho. 10 de março de 2012.