Nas mais recentes previsões do Departamento de Agricultura (USDA), divulgadas no último final de semana, senão todos, a maioria dos indicadores relativos à carne de frango de 2012 será negativa em relação a 2011.
Assim, caem o estoque inicial, a produção e as importações, fazendo com que o suprimento interno (oferta total) seja o menor do último triênio. Não obstante a menor disponibilidade interna, o consumo tende a apresentar recuo ainda mais sensível, também se situando no menor nível dos últimos três anos.
Isto, claro, eleva as disponibilidades para exportação, mas a previsão atual é de uma expansão inferior a 1%, o que deve fazer com que o estoque final seja ligeiramente superior ao de 2011.
Nesse panorama, o único fator favorável ao setor produtivo é o preço que, na média, pode ficar até 8,73% acima da média registrada em 2011, ao mesmo tempo em que supera o valor médio dos últimos dois anos. E, aqui, o USDA prevê que os valores alcançados no varejo poderão variar desde o mínimo de US$1,81/kg até o máximo de US$2,03/kg.
Fonte: CNA. Pela Redação. 13 de março de 2012.