Para suprir a demanda de arroz do mercado, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), vem estimulando o aumento da produção em algumas regiões com aptidão para a rizicultura. Por conta disso, as unidades da Embrapa Pesca e Aquicultura, Arroz e Feijão e Transferência de Tecnologia promovem no Tocantins, neste sábado, 17 de março, o Dia de Campo sobre a cultivar de arroz BRS Tropical. A atividade será na Fazenda Dois Rios, no município de Lagoa da Confusão (TO). Os beneficiados são produtores, extensionistas, pesquisadores, técnicos, estudantes, entre outros interessados na rizicultura.
O arroz constitui a base da alimentação do brasileiro, o que torna o país um dos grandes consumidores mundiais do cereal. Segundo o Estudo de Prospecção de Mercado da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), cada habitante, em média, consome por ano 39,9kg de arroz beneficiado ou 58,7kg de arroz em casca. Na safra de 2011/2012, o Brasil produziu cerca de 11,6 milhões de toneladas de arroz em casca e consumiu 12,3 milhões de toneladas.
A BRS Tropical foi desenvolvida pela Embrapa Arroz e Feijão, de Goiânia (GO) em parceria com outras unidades da Embrapa e tem potencial produtivo de até 8.680 quilos por hectare (kg/ha) e produtividade média de 6.900kg/ha. Apresenta excelente qualidade culinária e seu cultivo é recomendado no sistema de irrigação por inundação nas várzeas tropicas.
Tem ainda como atributos positivos ciclo médio de 140 dias, moderada resistência à brusone da folha e da panícula, à mancha parda e à mancha do grão. Além do estado do Tocantins, essa cultivar também é recomendada para Goiás, Pará, Roraima, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e para toda a região Nordeste.
Fonte: MAPA. Pela Redação. 15 de março de 2012.