Nesta terça-feira, a Comissão da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural reinstalará a subcomissão formada para acompanhar a produção de leite no mercado nacional. A subcomissão reivindica medidas do governo contra a crescente importação de leite em pó e derivados de leite vindos da Argentina e do Uruguai.
Na semana passada, deputados da subcomissão se reuniram como o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, e denunciaram que somente em janeiro deste ano foram importados 11 mil toneladas de leite em pó dos dois países. A importação, segundo eles, gera prejuízos para produtores e para a indústria leiteira do Brasil.
A Argentina tem uma cota de 3.600 toneladas de vendas autorizadas para o Brasil. Mas o Uruguai está exportando 5 mil toneladas por mês, quando sua média histórica é de pouco mais de 1 mil toneladas mensais, segundo Domingos Sávio (PSDB-MG), presidente da subcomissão.
Os parlamentares informaram que o ministro prometeu suspender a liberação automática de guias de importação de leite do Uruguai e busca chegar a um acordo com o país vizinho. Para Jorge Rubez, presidente da Leite Brasil (Associação Brasileira dos Produtores de Leite), é necessário abrir investigação. “O comércio é desleal e não pode trazer nenhum benefício aos produtores brasileiros”, diz.
Fonte: Valor Econômico. Por Janice Kiss. 20 de março de 2012.
<< Notícia Anterior
Próxima Notícia >>