Empresa americana, a Pfizer Saúde animal está desenvolvendo ferramentas tecnológicas especificamente para o rebanho brasileiro, relevando as condições e as circunstâncias de país tropical. É o caso do Clarifide Nelore, que é nada mais nada menos do que um amplo painel de marcadores moleculares baseado em predições – determinação de acontecimentos futuros - genéticas para características como reprodução, crescimento, habilidade materna e carcaça. A empresa acredita que a importância e o interesse no melhoramento genético de rebanhos têm crescido nas fazendas e as características apontadas por marcadores de DNA são o principal diferencial de cada empresa ao oferecer o produto.
O Clarifide Nelore oferece um painel composto pelas características da idade ao primeiro parto, a probabilidade de parto precoce, o stayability (tempo que uma fêmea permanece no rebanho), o peso aos 120 dias de idade, aos 365 e 450 dias, a habilidade materna aos 120 dias, a circunferência escrotal aos 365 e aos 450 dias, a área de olho de lombo e a espessura de gordura, além do primeiro índice de seleção formado por informações genômicas.
“Um dos focos é, além do melhoramento genético das gerações, identificar e selecionar animais sexualmente precoces”, afirma Pablo Paiva, gerente de marketing da linha de genética da unidade de negócios da Pfizer.
Segundo Paiva, a ferramenta foi desenvolvida a partir de estudos de campo com cerca de 2.300 animais. “O foco é a seleção de marcadores com relevantes características econômicas para o nelore e que irão impactar diretamente nos resultados do pecuarista.”
São coletados amostras de sangue, pelos ou sêmen dos animais. O material é enviado a Pfizer que faz a avaliação. Importante: “Com as informações em mãos, o produtor pode estabelecer um perfil genético dos bovinos ainda bastante jovens – muito antes de eles procriarem”, ressalta Paiva.
E atenção produtores de leite. A Pfizer está expandindo agora os marcadores de DNA bovinos e trazendo agora para o Brasil o Clarifide para gado leiteiro. Por meio da analise genética de 30 características, a tecnologia orienta decisões de seleção e manejo a partir do potencial produtivo e reprodutivo das fêmeas. Assim, no Brasil, o pecuarista vai saber se uma vaca e suas descendentes produzirão mais leite ou qual será a quantidade de proteínas e gorduras em seu leite. “São informações importantes para a fabricação de queijos de melhor qualidade”, exemplifica Pablo Paiva. Segundo ele, com o Clarifide é possível analisar facilidade de parto, força, estatura, produção de leite de fêmea, taxa de prenhez, duração da vida produtiva do animal e predisposição à mastite.
“É o painel de marcadores de DNA mais completo para a pecuária leiteira”, diz Paiva. Sem o emprego da tecnologia seria necessária toda a vida de uma vaca para se obter dados de produção e de progênie, entre outras características. É que o Clarifide permite que a avaliação das características seja abreviada em muitos anos. O mesmo vale para um touro de corte.
Paiva afirma ainda que a análise dos resultados das avaliações feitas pelo Clarifide permite aos pecuaristas leiteiros selecionar fêmeas que trarão maior retorno financeiro ao longo de sua vida, levando em consideração pontos genéticos fortes e fracos. Paiva pontua que as análises de características relacionadas à quantidade e qualidade do leite podem contribuir para a produção de laticínios de melhor padrão na mesa do consumidor.
Fonte: Globo Rural. Por Sebastião Nascimento. 28 de março de 2012.