O criador Servando da Silva tem uma propriedade para produção de leite em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai. Ele trabalha no ramo há oito anos e as 15 vacas da raça holandesa produzem em torno de 120 litros de leite por dia. Servando é um dos criadores que aderiram ao programa de melhoria da produção leiteira no estado.
O programa Leite Gaúcho oferece financiamentos sem juros e com prazo de até 10 anos para fazer o pagamento. Somente os produtores que fazem parte de associações ou cooperativas podem solicitar o dinheiro. Cursos de capacitação também serão oferecidos.
O pecuarista Juarez Moreira tem 19 vacas produzindo 270 litros de leite diariamente e também se interessou pelo programa. Ele é presidente da Associação dos Pequenos Produtores de Leite do município, que tem 43 associados. A maioria deles já aderiu ao programa com o objetivo de investir mais na atividade.
O dinheiro também vai ser destinado para a compra de animais, melhorias na estrutura das leiterias, investimentos em genética e na qualidade do produto. O financiamento vai ajudar ainda na aquisição de sementes e forrageiras.
O programa é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Rio Grande do Sul e duas cooperativas. 150 criadores já aderiram.
Fonte: Globo Rural. Pela Redação. 4 de abril de 2012.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos