O IqPR, índice de preços recebidos pelos produtores agropecuários de São Paulo pesquisado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), encerrou a primeira quadrissemana de abril com variação positiva de 1,04%, informou hoje a Secretaria da Agricultura do Estado.
Foi a terceira alta consecutiva do indicador, sustentada por valorizações médias tanto no grupo formado por seis produtos de origem animal (2,22%) quanto no composto por 14 vegetais (0,61%).
No primeiro, o destaque foram os saltos observados nos mercados de ovos (13,95%), cujo consumo aumentou durante o período da quaresma, e da carne de frango (7,21%), que também está com a demanda mais aquecida após o arrefecimento dos primeiros meses do ano.
Entre os vegetais, a maior alta foi a da banana nanica (12,73%), ainda impulsionada pela retomada das compras para merenda escolar. A soja também registrou ganhos expressivos (9,95%), reflexo das quebras de produção no Sul do Brasil e em países vizinhos por causa da seca provocada do fenômeno La Niña.
Fonte: Valor Econômico. Por Fernando Lopes. 16 de abril de 2012.
Agro Num Instante - Temporada 2 - Episódio 226 - A cotação da arroba do boi reagiu em janeiro
Receba nossos relatórios diários e gratuitos