O "line-up" de navios aguardando para embarcar açúcar no Brasil aumentou para 51 embarcações, ante 41 a uma semana, após a greve de um dia dos estivadores no principal porto para escoamento da commodity, o de Santos, de acordo com dados da agência marítima Williams, divulgados ao final de quarta-feira (30/5).
O número de navios aguardando nos portos brasileiros também aumenta em meio à colheita da safra de cana 2012/13 no centro-sul. Um tempo chuvoso em Santos nesta quinta-feira (31/5) também colabora para a redução no ritmo de carregamento.
O Brasil é o maior produtor global de açúcar, controlando cerca de metade das exportações mundiais.
A safra deve ser um pouco maior do que a registrada na fraca temporada anterior, em meio à expectativa de melhores produtividades e uma maior taxa de renovação dos canaviais.
Mas a produção de açúcar deve ter um crescimento modesto e não repetirá os níveis recordes de 2010/11.
Em Santos, o "line-up" de navios aumentou de 31 para 33 nesta semana.
Os estivadores realizaram uma greve, o que reduziu a velocidade no embarque das cargas. A paralisação foi encerrada.
Em Paranaguá, no Paraná, o movimento subiu para 14 navios.
Fonte: Reuters. Por Reese Ewing. 31 de maio de 2012.
Abate de fêmeas aumenta, mas cotações do boi gordo seguem equilibradas
Agro Num Instante - Episódio 424 - Abate de fêmeas segue em alta, segundo dados SIF
Mercado sem Rodeios - Episódio 470 - Participação de fêmeas e o preço do boi gordo
Agro Num Instante - Episódio 423 - Alta da polpa cítrica reduz poder de compra
Receba nossos relatórios diários e gratuitos