A cooperativa Cosuel, de Encantado (RS), inaugurou nesta sexta-feira (15) a unidade de produção de leite em pó no município vizinho de Arroio do Meio, a 130 quilômetros de Porto Alegre. A fábrica foi construída em três anos e exigiu investimentos de R$64,4 milhões, sendo 90% financiados pelo programa Pronaf Agroindústria, com juros de 2% ao ano e dez anos para pagar, incluindo três de carência.
Segundo o presidente da Cosuel, Gilberto Piccinini, a unidade pode produzir 60 toneladas por dia de leite em pó integral e desnatado, a partir do processamento de 500 mil litros de leite fluido. O plano inicial é atingir a utilização plena da capacidade instalada em 2016, mas o cronograma poderá ser antecipado com a prestação de serviços para terceiros.
O leite em pó da Cosuel será vendido com a marca Dália tanto para consumidores finais como para a indústria de alimentação e os planos incluem a exportação de parte da produção, disse Piccinini. De acordo com ele, a cooperativa já estuda a construção de uma fábrica de manteiga e creme de leite para utilizar a nata resultante da produção do leite em pó desnatado, mas não há prazos definidos.
A Cosuel tem ainda uma fábrica de leite UHT, também da marca Dália, no município de Arroio do Meio, que está operando a 100% da capacidade instalada de 450 mil litros por dia. Como a produção de matéria-prima por parte dos 1,8 mil produtores associados supera este volume, o excedente vinha sendo vendido para outras indústrias e agora passará a ser absorvido pela planta de leite em pó.
Fonte: Valor Econômico. Pela Redação. 15 de Junho de 2012.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos