O cultivo do milheto está ganhando espaço nas fazendas do sudoeste de Goiás. A região tem a maior área plantada de milheto do estado. São oito mil hectares apenas no município de Rio Verde. O grão tem custo de produção menor, bom preço e venda garantida.
O milheto, de origem africana, é usado na África principalmente para a fabricação de pães, bolos e biscoitos. No Brasil, a cultura, com alto valor nutritivo, é ingrediente importante na ração do gado criado em confinamento e também serve para alimentar aves e suínos.
O agricultor Renê Rigodonzo decidiu ampliar a área plantada na safrinha, que passou para 500 hectares. "A procura é maior do que a oferta. Se não vender para particular, tem as empresas que compram para a fabricação de ração", diz.
A saca do milheto está cotada no sudoeste de Goiás a uma média de R$13,00. A chuva caiu na hora certa e na quantidade esperada na região, o que deve causar aumento na produtividade de mais de 20% em relação ao ano passado.
A palhada do milheto serve para fazer plantio direto, já que garante uma boa cobertura natural do solo. "Outro benefício muito importante dessas culturas é a redução da nematoide", explica o agrônomo Gean César.
Fonte: Globo Rural. Pela Redação. 25 de junho de 2012.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos