O presidente americano, Barack Obama, pediu no último sábado (11/8) aos membros do Congresso a aprovação de um orçamento agrícola que ajudaria o setor da agricultura a enfrentar a seca mais severa a afetar os Estados Unidos em meio século.
"O Congresso precisa aprovar um orçamento agrícola não apenas para ajudar os fazendeiros e donos de granjas a responder a este tipo de desastre, mas também realizar as reformas necessárias que representem alguma certeza durante todo o ano", disse Obama no programa semanal de rádio.
"Este é o melhor caminho para ajudar agora as comunidades rurais, e também a longo prazo", completou.
O pedido foi feito um dia depois do Departamento de Agricultura ter reduzido as estimativas de produção para as cruciais colheitas, em escala mundial, de milho e soja, ao destacar que o recorde de altas temperaturas ao longo do cinturão agrícola do país levou as expectativas de produção ao menor nível em seis anos.
O Departamento prevê que os preços do milho devem alcançar 8,90 dólares o bushel (um bushel = 25kg), comparado com a projeção de julho, que era de 6,40 dólares. O preço da soja deve ficar entre 15 e 17 dólares por bushel, dois dólares a mais que a previsão do mês passado.
As altas temperaturas em julho afetaram as duas colheitas: o milho registrou a menor produção por acre desde 1995, enquanto a soja registrou o menor nível desde 2003.
Para os analistas, as altas dos preços dos alimentos e da gasolina podem acontecer antes das eleições presidenciais e legislativas de 6 de novembro, o que afetaria o resultado eleitoral.
Fonte: Exame. Pela Redação. 13 de agosto de 2012.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos