A redução da taxa de juros do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) - de 5,5% para 2,5% ao ano - deve provocar um crescimento nas vendas internas de máquinas agrícolas, na avaliação de Milton Rego, vice- presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Essa condição mais atrativa do PSI, voltado à aquisição de bens de capital, pode mudar o panorama de redução de 4% das vendas internas registrado de janeiro a julho deste ano na comparação com o mesmo período de 2011, na avaliação de Rego. A Anfavea previa estabilidade no comércio interno em 2012 em relação ao ano passado, mas com a queda dos juros, ele estima que o ano pode terminar com expansão. "É muito bem-vinda a medida e vai contribuir para aumentar a taxa de renovação das máquinas", diz.
Rego relata que nas últimas duas semanas as vendas de máquinas agrícolas já estão apresentando aumento, com a aproximação do plantio da safra de verão e com os preços das commodities agrícolas em alta. "Agora é só saber o tempo que os agentes financeiros vão necessitar para se adaptar à redução dos juros", prevê Rego.
Fonte: Valor Econômico. Por Carine Ferreira. 30 de agosto de 2012.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos