No pagamento de agosto, que remunera a produção de julho, o preço do leite caiu 0,7% em relação ao pagamento anterior. Desde maio o leite desvalorizou 2,6%, ou R$0,02 por litro, considerando a média nacional.
Segundo levantamento da Scot Consultoria, o produtor recebeu, em média, R$0,799 por litro. O preço atual está 4,8% menor que o vigente no mesmo período de 2011.
A queda acontece em função da maior disponibilidade de leite no Sul do país e à concorrência com produtos lácteos oriundos desta região.
Além disso, em São Paulo e em Goiás, por exemplo, a queda do volume captado pela indústria tem sido pequena e a demanda está aquém do esperado.
Com relação aos preços, o valor médio pago aos produtores ficou praticamente estável em São Paulo. Em Minas Gerais e Goiás os preços caíram 0,6% e 1,9%, respectivamente. No Sul do país, houve alta de 0,5% no Paraná.
No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a maior disponibilidade de leite falou mais alto. Os preços caíram, em média, 1,0% e 0,7%, respectivamente no pagamento de agosto (produção de julho).
No Nordeste, de maneira geral o mercado está mais firme, com a captação em queda na maior parte dos estados.
No mercado spot, os preços subiram em São Paulo e Minas Gerais na segunda metade de agosto.
Para o pagamento a ser realizado em meados de setembro, a expectativa é de manutenção dos preços em 72% das indústrias consultadas. Em 14% dos laticínios a expectativa é de queda e nos 14% restante a previsão é de alta.
Fonte: Notícias Agrícolas. Pela Redação. 4 de setembro de 2012.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos