As exportações de carnes começaram o mês em ritmo acelerado. As receitas obtidas pelos exportadores somaram US$92,5 milhões por dia útil na primeira semana do mês.
O valor superou em 66% o de agosto e em 50% o de igual período de 2011. A carne suína é o destaque, com as vendas de 3.600 toneladas por dia útil na primeira semana.
Esse volume supera em 75% o de agosto e em 89% o de setembro de 2011. Pedro Camargo Neto, presidente da Abipecs (Associação Brasileira da Indústria de Produtos e Exportação de Carne Suína), diz que esse aumento de venda vem de uma pulverização maior das vendas nacionais.
Enquanto as vendas para a China não deslancham, as pendências com a Rússia não são resolvidas e a relação comercial com a Argentina ainda apresenta problemas, os exportadores brasileiros encontraram outros mercados, como Ucrânia e Hong Kong, diz Camargo.
O setor avícola também iniciou o mês com boa aceleração nas vendas. As indústrias colocaram 20 mil toneladas de frango por dia útil para fora do país na primeira semana do mês, 63% mais do que em agosto. Em relação a 2011, a alta é de 52%.
O setor de carne bovina também teve bom desempenho, mas em ritmo menor do que o das carnes suínas e de frango. Os dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) indicaram vendas diárias de 6.200 toneladas, 57% mais do que as de agosto.
Essa aceleração de vendas pode não ocorrer no mesmo ritmo nas próximas semanas. O país está conseguindo novos mercados, mas parte das exportações ficou retida no mês passado, o que pode ter elevado o volume de setembro. Esses números consideram apenas as exportações de carnes "in natura".
Fonte: Folha de São Paulo. Por Mauro Zafalon. 11 de setembro de 2012.
Receba nossos relatórios diários e gratuitos